Frequently Asked Question

Como esta missão é um avanço além do que a Curiosidade está fazendo?
Última atualização 6 years ago

Como outras missões no Programa de Exploração de Marte da NASA, a missão de 2020 levaria o próximo passo lógico em busca da estratégia científica para "Buscando os Sinais da Vida". Esta missão se basearia no que a Curiosidade e as missões anteriores realizaram, ao mesmo tempo em que leva a ciência e a tecnologia para os próximos níveis.

Os rovers Spirit e Opportunity da NASA foram enviados há uma década para buscar evidências sobre os ambientes aquosos anteriores em Marte, e eles conseguiram. A curiosidade desembarcou no ano passado para buscar evidências sobre condições passadas favoráveis para a vida, e já conseguiu. O próximo passo lógico para investigar se a Marte sempre apoiou a vida é ir a um local de pouso promissor, estudar as rochas lá e procurar possíveis sinais de vida passada.

Para fazer isso, o rover 2020, conforme proposto pela Equipe de Definição de Ciência, carregaria um conjunto diferente e mais avançado de instrumentos de ciência do que a Curiosidade carrega, sua broca extrairia núcleos em vez de pó misturado a partir de rochas e colecionaria amostras para possíveis futuro retorno à Terra.

A carga útil do instrumento será selecionada através de um processo competitivo, garantindo as melhores medidas possíveis para atingir os objetivos da missão. Além disso, muitos sites de interesse científico particularmente elevado podem se tornar acessíveis pela primeira vez devido aos avanços na tecnologia de pouso.

Por favor, aguarde!

Por favor aguarde... vai levar um segundo!